quinta-feira, 9 de julho de 2009

Para ver antes de morrer - Parte III

Andrew Davis


Nascido em novembro de 1947 em South Site, Chicago, é um produtor e cineasta americano e ultimamente tem dirigido a maioria de seus filmes neste cenário.
Andrew é filho do ator Nathan Davis, estudou jornalismo na universidade de Illinois, antes de entrar como professor na força aérea começou sua carreira na década de 70 e seu primeiro longa como diretor foi a biografia de Stony Island e desde então vem dirigindo filmes como “O fugitivo” e “O chamado”.


Anjos da vida - Mais bravos que o Mar


Talvez algumas pessoas se enganem pelo nome do filme, que é baseado em uma lenda de que existe um "anjo" no fundo do mar, resignado a salvar vidas. E esse é mais um daqueles filmes que procuram explorar profissões heróicas pouco valorizadas.
Ben Randall (interpretado por nada menos que Kevin Costner) é o melhor mergulhador de resgate de todos os tempos, da equipe de salvamento da guarda costeira e que também possui os melhores recordes de velocidade e tempo, e só há uma coisa com que ele se importa: a segurança das vítimas da fúria do mar.
Porém, um acidente, causado pela tempestade, em um dos resgates causa grandes sequelas à sua vida sentimental e por isso ele é desviado para a função de instrutor na “escola” da guarda costeira.
Ele "revoluciona" o ensino dos novos recrutas fazendo-os treinar de acordo com o que acontece em alto mar, e logo no primeiro dia se depara com Jake Fisher (interpretado por Ashton Kutcher, o mesmo de "Efeito Borboleta"), que além de revelar-se, com o decorrer do filme, um grande mergulhador, ainda o desafia, quebrando todos os seus recordes e assim suas personalidades conflitantes guia grande parte do filme.
Algumas pessoas podem imaginar como uma profissão como essas pode ser tão importante até mesmo entender o patriotismo escondido nas entrelinhas do filme, mas outras com certeza vão encontrar atrativos para entenderem melhor a linha de pensamento e a cultura norte-americana.
Enfim, tudo isso de patriotismo é pouco importante, porque “Anjos da Vida” é um filme que foge do que estamos acostumados a ver: a tentativa de focar em uma profissão pouco explorada pelas câmeras de Hollywood é muito bem sucedida, e a lição que esse filme passa, vocês irão entender o por quê se algum dia decidirem vê-lo, é maravilhosa e emocionante. Confesso que no começo não tive a mínima vontade de assisti-lo, mas hoje tenho certeza que todos irão gostar, é uma pena que não tenha ganhado nenhum Oscar.


Ficha Técnica

Título Original: The Guardian
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Estúdio: Touchstone Pictures / Beacon Pictures / Firm Films / A School Productions / Contrafilm
Distribuição: Buena Vista International / The Walt Disney Company
Direção: Andrew Davis
Roteiro: Ron L. Brinkerhoff
Produção: Beau Flynn e Tripp Vinson
Música: Trevor Rabin
Fotografia: Stephen St. John
Desenho de Produção: Maher Ahmad
Direção de Arte: Andrew Max Cahn e Austin Gorg
Figurino: Mark Peterson
Edição: Thomas J. Nordberg e Dennis Virkler
Efeitos Especiais: Digital Dream / Pixel Magic / Furious FX / Flash Film Works


Um comentário:

  1. Se foi você que indicou, com toda certeza irei assistir!rs Amiga!!! Que saudades! Temos que marcar algo, conversar. Há tanto o que contar.rs Obrigada pelo apoio, seu blog está uma graça! Vou linkar no meu, ok?! Beijos.

    ResponderExcluir