segunda-feira, 6 de julho de 2009

Para ver antes de morrer - Parte I

Eu sou amante do cinema, e tenho certeza que a maioria das pessoas também são, e é por isso que eu estou colocando aqui, cinco filmes que na minha opinião todo mundo deveria assistir antes de morrer. Alguns filmes com certeza muitos de vocês já assistiram, outros passaram pela sua cabeça para poderem alugar... e outros acho que nunca ouviram falar, mas tenho certeza que se pararem para ver, essas emocionantes histórias vão tocar de alguma maneiro o consciente de vocês. Todos esses filmes têm uma coisa em comum: todos passam uma lição de vida, sendo cada uma diferente da outra. Estão todos preparados para a “sessão pipoca”?


Nicholas Sparks

Nasceu e cresceu em Fair Oaks, na Califórnia, atualmente vive na Carolina do Norte com a sua família. Pelos seus excelentes resultados, em sua juventude foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame. Em 1988 se formou em economia, seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, mas teve que abdicar devido a um grave acidente. Começou sua carreira de escritor quando trabalhava como delegado de informação médica. A agente literária Theresa Park se propôs a vender os direitos autorais do seu primeiro romance: “O diário da Nossa Paixão”, mas atingiu a fama ao escrever o Best Seller : “Um amor para recordar”, que foi adaptado para o set de gravação da Warner Bros.


Um Amor para Recordar
"O Amor é como o vento: não posso vê-lo, mas posso senti-lo."

Uma típica história America em que há o garoto popular e malvado e a garota boazinha. Esse seria mais um roteiro chato para mais uma história repetitiva de filmes com adolescentes, mas “Um Amor para Recordar” trás um toque de magia que acaba prendendo e encantando aqueles que o assistem.
Tudo é muito familiar: o maniqueísmo; o mocinho; a mocinha e um obstáculo que os impedia de ficarem juntos - e o enredo se desenrolando no cenário típico de high school - inclusive algumas locações usadas foram emprestadas do seriado adolescente "Dawsons Creek". Ainda que siga uma fórmula, "Um Amor para Recordar" consegue ser um filme que emociona.
Mal recebido pelos críticos (a revista de entretenimento Entertainment Weekly entitulou-o como A Walk to Forget - Um amor para esquecer), foi aplaudido pelo público, Arrecadando US$ 47 milhões de dólares só nos estados Unidos, esse filme teve a menor arrecadação baseada em um livro de Sparks.
No livro, a história se passa na década de 50, mas na adaptação para o filme, tanto Sparks quanto a roteirista concordaram em atualizá-lo para a década de 90.
London Carter (Shane West, ficou mais conhecido com o Dr. Ray Barnett da série médica ER) é um jovem rapaz aventureiro sem muitos objetivos nem pretensões na vida, até que um dia, uma de suas brincadeiras de mal gosto dá errada e deixa um colega paraplégico, terminando por prestar serviços comunitários e ser forçado a participar do clube de teatro como punição. É lá que ele conhece a inocente Jamie Sullivan ( Mandy Moore, cantora de pop e folk, compositora e atriz), para ele uma estranha, apesar de estudarem juntos desde o jardim de infância.
Com toda inocência, Jamie tenta ajudar o garoto nas aulas para as crianças carentes, limpando as salas de aula, mas ele a renega e só procura sua ajuda quando está precisando de ajuda para passar o texto do seu personagem no teatro e assim eles passam a conviver e se conhecem mais de perto.
A personalidade contagiante de Jamie e a conexão natural que Landon sente leva a olhar para seu interior e se dá conta de que há algo mais nesse relacionamento. A convivência com Jamie mudou a vida de Landon, ela o fez ver o mundo com mais intensidade, mostrando-o acima de tudo a importância da fé em deus e em tudo aquilo que antes ele considerava inútil, pôde perceber que o natural dá um sentido extraordinário a vida.
Mas muitas surpresas estão por vir, Jamie sofre de leucemia e está com os dias contados, sendo assim, não faz sentido continuarem com o relacionamento.
“Um Amor pra Recordar” é sem sombra de dúvidas um filme maravilhoso, pois contém uma história encantadora em que tem o poder de transformar as pessoas que o assistem. Ele mostra a importância do abstrato, de tudo que não se pode ver, mas que é necessário para se viver melhor.
Enfim, "Um Amor para Recordar" quer tanto ser voltado para jovens que acaba superando seus limites - agradando todas faixas etárias.

Ficha Técnica


Título Original: A Walk to Remember
Gênero: RomanceTempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2002
Estúdio: DiNovi Pictures / Warner Bros. / Gaylord Films / Pandora
CinemaDistribuição: Warner Bros. / Europa Filmes
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Karen Janszen, baseado em livro de Nicholas Sparks
Produção: Denise Di Novi e Hunt Lowry
Música: Mervyn Warren
Fotografia: Julio Macat
Desenho de Produção: Douglas Hall
Direção de Arte: Linwood Taylor
Figurino: Douglas Hall
Edição: Emma E. Hickox
Efeitos Especiais: Custom Film Effects

Um comentário:

  1. poxa amore... nao vale contar a trama do filme... assim vc estraga a surpresa...


    aehaeuuae....

    viu... vo fazer uma lista dessas pra homens... sem melacuequisse!
    uhaeuhaeuh

    bejo te amo!

    ResponderExcluir