terça-feira, 7 de julho de 2009

Para ver antes de morrer - Parte II

Danny DeVito

Descendente de italiano, Daniel Michael DeVito Jr. Nasceu em Nova Jersey, estados Unidos em novembro de 1944, é um ator norte americano que ficou conhecido com o personagem pingüim do filme Batman – o retorno, e depois dedicou-se a direção de filmes.
Pessoalmente, Danny Devito lançou sua própria bebida à base de limão, Limoncello. Depois desse ocorrido, as vendas do licor italiano dispararam em todo o mundo. Certamente isso animou o ator a investir em sua própria marca.
Atualmente, Danny DeVito planeja abrir uma cantina italiana com o amigo David Minero, em Miami Beach, Flórida.


Escritores da Liberdade

Também é um clichê das histórias Americanas e também se passa nos cenários de high school. Ao assistirmos esse filme que trata a vida de adolescentes turbulentos, envolvido com gangues e freqüentadores de reformatórios, logo nos lembramos de “Ao Mestre com Carinho” ou para quem gosta de filmes de dança “Vem Dançar”, apenas com a diferença de que o professor é uma mulher.
“Escritores da Liberdade” é um filme classificado como gênero de drama, baseado em fatos reais e se passa nos anos de 1992, em que a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidas pelas tensões raciais.
Cansada de sua rotina diária e desiludida em relação à vida profissional, Erin Gruwell (interpretada por Hillary Swank, a mesma de “A menina de Ouro” ou “Ps: Eu te Amo”), muda radicalmente de profissão, dedicando-se a educação. Assume cheia de expectativas a sala de aula de inglês e literatura, da turma básica, em uma escola modelo que é obrigada a aceitar alunos de reformatórios, enviados pelo governo. Mas seu modelo educacional não correspondeu aos alunos, as brigas e as insatisfações são constantes e ela é ignorada a ponto de ficar sozinha em sala de aula.
A direção da escola também ignora as dificuldades de dar aula a essa turma, e então Erin decide mudar seus métodos, com propostas de trabalhos que se identifica com esses alunos, através da música e de jogos. De início os alunos a ofendem dizendo que nada que ela faça mudará a história de vida deles, e ela retruca perguntando se vale a pena participar de gangues, e se serão lembrados pelas atitudes. Nesse momento, cada um tem a oportunidade de contar a sua história, seus medos, suas angustias, suas mágoas e o por que da violência.
Participando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança dos alunos, e desse modo passa a etapa de superação das dificuldades, através da metodologia de escritas em diários e projetos de leitura como “O diário de Anne Frank”.
E assim, eles reúnem seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, depois de muitas dificuldades.“Escritores da Liberdade” merece ser visto com apreço, sobretudo pela ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias.

Ficha Técnica

Título Original: Freedom Writers
País de Origem: Alemanha / EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: UIP
Direção: Richard LaGravenese
Produção: Danny DeVitto, Michael Shamberg e Stacey Sher

Um comentário:

  1. Geralmente eu gosto dos filmes com a Hilary Swank... ok... fica pra lista de filmes pra ver em breve!

    Bj

    ResponderExcluir