quinta-feira, 25 de junho de 2009

Adeus

Despedida

No domingo passado, (dia 21), eu estava lendo o Jornal de Jundiaí e teve uma matéria que por incrível que pareça, me chamou a atenção. Essa matéria era sobre o câncer, falava das pessoas famosas que sofriam desse mal e foram curadas e de outras que estavam ainda na fase de quimioterapia.



A pessoa que mais me chamou a atenção foi o Neguinho da Beija Flor. Todo mundo sabe que ele tem um câncer, que está em tratamento, se casou no meio da Sapucai. Até aí, tudo bem. Mas aí o depoimento que ele deu ao jornalista, foi o fim da picada: "A quimioterapia maltrata, mas o câncer não mata mais".



No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Cancer (INCA), o número de pessoas que contrairam a doença é de 466.730 Os tipos mais incidentes, foram os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo feminino. Em 2009 a estimativa de novos casos é a mesma que em 2008.


Sinceramente, como o Neguinho da Beija Flor pôde dizer isso? Ele quase morreu por causa da doença e ele não está totalmente curado, porque infelizmente essa doença maldita não tem cura. Fiquei mais indignada ainda exatamente porque há dois dias (exatamente há uma semana) eu havia perdido um "primo" por causa dessa doença.



E não é só isso...minha tia avó morreu de câncer no figado, que infelizmente foi descoberto tarde e já tomava conta do seu corpo inteiro, não havia mais o que ser feito. Meu avô com seus oitenta e tantos anos morreu vítima de um câncer de próstata.



E em menos de um ano perdi mais duas pessoas muito queridas.



A primeira, um amigo do colégio. Crescemos juntos, estudamos juntos a vida inteira, e com apenas 19 anos, em uma aula da faculdade de Ed. Física, ele teve sintomas de infarte, rapidamente ele foi levado ao hospital, e aí o laudo médico: Câncer no coração. Dois anos depois o tumor já havia se espalhado pelo corpo, e atingindo o cérebro, não havia mais o que ser feito. Ele se foi...deixando muita saudade aos familiares e amigos.



E a segunda, o meu "primo". É inacreditável como essa doença não escolhe as pessoas. A gente pensa: tantos bandidos soltos por aí, e quem sofre com essa doença, infelizmente são as pessoas boas. Devido a dores nas costas que ele sentia, meu "tio" o levou ao hospital. Enfizema pulmonar, litros e litros de água foi tirado do seu pulmão. E as radiografias mostraram um pequeno tumor em sua caixa toráxica. Descobero com 12 dias após a contração da doença, o tratamento começou. Sessões e mais sessões de quimioterapia, uma vida que nem adulto, muito menos criança merece. E foi menos de um ano até que essa maldita doença se alastrasse pelo seu corpo. Infelizmente, meu pequeno "primo" se foi, e mais uma vez perdi um ente querido por causa do câncer. E como era de se esperar, ele se foi, deixando a saudade, a vontade de viver a vida, que ele tinha inteirinha pela frente. Ele foi um guerreiro, lutou até o ultimo minuto por sua vida...



...e eu ainda sou obrigada a ouvir que o mal do século é a depressão e principalmente que o câncer não mata.



Homenagem


Não só para o Diego, mas também para todas as pessoas queridas que morreram por causa dessa maldita doença.


Existem horas e lugares em que as pessoas tem que ser fortes, e não deixar transparecer que tudo está acabado.
Sem dúvida nenhuma vocês ficarão nos corações de todo mundo, de alguma maneira...e nós temos certeza que de algum lugar, vocês estão olhando por nós.








Um comentário:

  1. Concordo em numero gênero e grau amiga...
    e também não me conformo com esse descaso com relação a essa doença!

    Parabéns amiga...você é uma ótima Jornalista...sem puxar o saco ;)

    ResponderExcluir