quarta-feira, 24 de junho de 2009

Contra a queda do Diploma


Jornalistas por Formação

"Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. Certamente o poder público não pode restringir dessa forma a liberdade profissional no âmbito da culinária, e disso ninguém tem dúvida, o que não afasta, porém, a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos à saúde e à vida dos consumidores”, foi o que disse o ‘sábio’ presidente da Corte, Gilmar Mendes.


Na ultima semana vários veículos de comunicação tem apresentado como principais reportagens a decisão da queda do diploma de Jornalismo. Com oito votos contra um o Supremo Federal Tribunal, baniu o nosso diploma e agora qualquer um pode ser jornalista e fazer reportagens, mesmo que essa pessoa não saiba o que é uma pauta, identificarfontes e até mesmo escrever um lead.


A primeira coisa que me veio a cabeça quando recebi a notícia foi: de repente, o meu sonho se tornou um pesadelo, agora meu diploma não vale mais nada, o que eu aprendi praticamente três anos na faculdade também não vale mais nada, e agora? O que eu vou fazer da minha vida? Desistir desse sonho e ir atrás de algo que o diploma valha a pena?


Foi aí que eu descobri que não me vejo fazendo outra coisa, simplesmente porque o jornalismo é a minha vida, ir atrás de informação e levá-la para as pessoas da maneira correta é o que eu sempre quis fazer, independente de um diploma válido ou não na minha mão.


Mas aí entram meus pais que ficam me perturbando pra abandonar o curso, ou tentar prestar uma faculdade federal, que provavelmente estará com menos concorrência esse ano... e aí eu penso nas minhas habilidades descobertas com o tempo: a natação, a diagramação...educação física Designer Gráfico...mas logo meus pensamentos voltam: o que será de mim sem o jornalismo?


Por muito tempo eu pensei que o curso de publicidade era obrigatório o diploma, até porque é um dos cursos mais concorridos do Brasil, mas o diploma também não é obrigatório para esse curso, e nesse caso também vemos pessoas importantes como o Roberto Justos que não tem o diploma de publicitário, mas construiu um império e hoje só contrata pessoas que fizeram o curso.


A mesma coisa vai acontecer com o Jornalismo. Agora todo mundo fala que o diploma não vale nada e que qualquer um pode ser jornalista, mas na hora de ir atrás de uma vaga de emprego, quem estará na frente, será quem fez o curso. Lógicamente que eu sou a favor e vou lutar pelo diploma por formação, e isso significa que eu não vou abandonar um sonho porque os meus pais estão impondo isso e a sociedade também.


2 comentários:

  1. Mesmo com a queda do diploma de jornalismo o mercado somente dará vagas para pessoas competentes, que estudaram e tals..... Acho que é uma grande fantasia achar que só por causa da queda do diploma o mercado ficará aberto, até porque Neto, Godoi e alguns outros comentaristas esportivos nunca tiveram diploma e nunca irão ter e apresentam, fazem matérias normalmente.

    ResponderExcluir
  2. Poliana

    è,infelizmente perdemos a presença fisica do Diego pra essa maldita doença. Sinto que ele deixou um rastro de luta, dignidade e amor. Tenho grande orgulho de ser pai dele, e algo que eu mais gosto de ser, me foi tirado. Mas a vida continua, vou tentar retomar e não tentar piorar o que ja é muito ruim. Estou tentando não questionar Deus e mantenho a minha fé. De uma coisa tenho certeza, não é nesta vida que vamos conseguir entender esse tipo de coisa. Obrigado. Beijo. Hugo

    ResponderExcluir