sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um pouco de ciência

O cérebro humano ainda é para alguns cientistas uma caixinha de surpresas, muitas informações a serem descobertas e concluídas. Porém para curiosos, outros fatos já foram esclarecidos, como por exemplo as diferenças existentes entre os cérebros masculino e feminino.
Sabemos que o cérebro masculino é 3% mais volumoso e possui mais neurônios - células nervosas, que conduzem as informações de qualquer parte do corpo, até o cerébro humano - que o feminino, nem por isso vamos nos deixar levar pelas aparências: enquanto o homem tem raciocínio lógico, conseguem decifrar mapar sem ter que virá-los de ponta cabeça e conseguem estacionar o carro com a maior facilidade do mundo, as mulheres desenvolveram a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, fácil comunicação com o próximo e saber quando uma pessoa está mentindo ou não.
Querendo ou não, essas atividades são desenvolvidas pelo cérebro, e para entendermos melhor, é necessário entender as dificuldades que homens e mulheres efrentavam desde a pré história. Como o homem tinha que caçar para a própria sobrevivência, ele desenvolveu no cérebro a visão focada em um único ponto, ele precisava saber com exatidão o local em que estava dentro da floresta, por isso homens possuem noção espacial mais aguçada do que nas mulheres. A mulher ficava em casa cuidando da cria e das pessoas mais idosas da tribo, por isso teve que desenvlver a visão ampliada, fazer comida e cuidar das crianças ao mesmo tempo, e ainda desenvolveram a audição, pois teriam que saber quando os idosos estavam sentindo dor.
Todos esses relatos influenciaram para o desnvolvimento do cérebro na maneira como ele está hoje, como todos os fatos foram baseados em pesquisas, pode haver algumas excessões. Deve existir em algum lugar no mundo uma mulher capaz de decifrar mapas sem ter que cirá-los de ponta cabeça e homens capazes de fazer comida e cuidar dos filhos ao mesmo tempo.

Um comentário:

  1. O engraçado é pensar em como serão os homens e mulheres daqui a alguns milênios... se hoje somos o reflexo do caçadores e mães da tribo, como serão os que descenderem de analistas de sistemas e ativistas? rs...

    ResponderExcluir