domingo, 25 de janeiro de 2009

Bonecas Quebradas

“A violência origina-se do latim violentia que significa o ato de violentar abusivamente contra o direito natural, exercendo constrangimento sobre determinada pessoa por obrigá-la a praticar algo contra sua vontade”
(CLIMENE & BURALLI, 1998).



Violência doméstica é um fenômeno complexo, de difícil definição, mas as conseqüências são devastadoras as vítimas diretas de seus agressores. Não existe classe social para a violência doméstica ocorrer, isto é, ela atinge todas as classes. Como exemplo temos os casos da SuzaneVon Richthofen (classe média alta, condenada a 39 anos e seis meses de prisão pelo assassinato dos pais Manfred e Marísia von Richthofen. Ela assassinou os pais a paulada enquanto dormiam em sua mansão em São Paulo. O assassinato foi cometido com a ajuda do namorado e do cunhado, os irmãos Cravinhos) e Eloá Cristina Pimentel (classe baixa, assassinada pelo ex-namorado Lindemberg Alvez da Silva de 22 anos, que a manteve em cárcere privado por mais de 100 horas).
As Nações Unidas definem violência contra a mulher como:


"Qualquer ato de violência baseado na diferença de gênero, que resulte em sofrimentos e danos físicos, sexuais e psicológicos da mulher; inclusive ameaças de tais atos, coerção e privação da liberdade seja na vida pública ou privada".
(Conselho Social e Econômico, Nações Unidas, 1992).

Esse tipo de violência ocorre dentro da casa da vítima, no caso da menina Isabella Oliveira Nardoni, de cinco anos, aconteceu dentro do apartamento de seu pai Alexandre Alvez Nardoni e sua madrasta Ana Carolina Jatobá, em um edifício na zona norte de São Paulo. É todo ato ou omissão praticado por pais, parentes, familiares ou extra familiares, como namorado, noivo, etc, que é capaz de causar dano físico, sexual ou psicológico a vitima.
Esse assunto é importante ser tratado porque está na mídia o tempo inteiro. Como nas novelas “A favorita” (com Catarina, interpretada por Lilian Cabral e Léo, interpretado por Jacson Antunes) e em “Vale a Pena Ver de Novo” com a novela “Mulheres Apaixonadas” (Com Raquel, interpretada por Helena Rinaldi, e Marcos, interpretado por Dan Stubah), nos telejornais, principalmente com o caso da adolescente Eloá Cristina Pimentel, assassinada pelo ex – namorado e mantida em cárcere privado por mais de cem horas, nos portais de internet com casos de pais que molestam filhas, tem filhos com elas (casos de incestos) com isso, consideramos importante que a mulher fique atenta com as leis que a protegem como a lei Maria da Penha:

“Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.”


Lei N° 11.340, de 07 de agosto de 2006




Já que a maioria das pessoas agredidas não denuncia por medo e vergonha, e isso tem prejudicado e aumentado cada vez mais esse tipo de violência na sociedade. Querendo ou não, este é um assunto que nos afeta diretamente, pois muitas vezes nos colocamos e nos enxergamos no lugar da pessoa que passa por essa agressão.A importância desse assunto apela para o crescimento da violência doméstica:

Violência física: Uso da força ou atos de omissão, cometidos pelo agressor com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. Algumas agressões como murros e tapas, queimaduras por objetos ou líquidos quentes são alguns exemplos desse tipo de violência. Isso foi o que aconteceu com a menina Isabella: que foi sufocada, estrangulada e apresentava ferimentos na testa e na perna direita, antes de ser jogada pela janela do sexto andar e ser morta pelo pai e pela madrasta.

Violência Psicológica: É a violência em que o agressor vai minando a auto estima da vítima, anulando ou desclassificando suas emoções, desvalorizando suas realizações, e ridicularizando-a em casa ou na rua. A violência psicológica inclui todas as condutas ou ações que tenham como propósito ofender, controlar e bloquear a autonomia do agredido. Pode ocorrer por meio de agressão verbal, humilhação intimidação, desvalorização, etc.

Violência Moral: é a agressão ao caráter da pessoa, acontece principalmente no ambiente de trabalho também é conhecido como psicoterror ou bullying que atende por repetição ou sistematização contra a dignidade ou a integridade psíquica de uma pessoa.


Violência Sexual: qualquer conduta sexual contra a vontade da pessoa, isso pode sugnificar além da penetração vaginal ou anal, também tocar seus genitais ou fazer com que o outro o toque, ou contato oral genital. A maioria desses casos não é reportada, muitas vezes porque a pessoa abusada tem medo ou vergonha do que se passou com elas.

Após a morte de Isabella, os peritos médicos e legistas concluíram que a menina foi espancada: "O corpo apresenta várias escoriações e hematomas próprios de pancadas. Ela foi espancada", atesta um perito que teve acesso aos dados do IML.Os dados pré eliminares apontam ainda que o casal não havia ingerido bebidas alcoólicas e nem usado drogas, foi feito um pedido de habeas corpus, que foi concedido pelo juiz, que disse não haver provas concretas para mantê-los presos. Mas no mérito do habeas corpus, feito pelo supremo tribunal de justiça, o casal foi preso novamente. Alexandre Nardoni foi enviado para o presídio de segurança máxima de Tremembé, José Augusto César Salgado, juntamente com Lindemberg Alves e os irmãos Cravinho, e irá a júri popular. Ana Carolina Jatobá Está presa também no presídio de segurança máxima feminina em Tremembé juntamente com Suzane Von Richthofen.

3 comentários:

  1. Olá, Poli!
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog!

    Te convido a ir lá mais vezes e ler os outros textos que já estão postados lá... Será um prazer ver seus comentários por lá.

    E voltarei mais vezes aqui no seu, para ver o que vc anda comentando... =)

    Beijos!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Você deve ter me achado por causa da Carol!
    Obrigado por comentar lá no meu tbm, vou add você nos blogs que acompanho e parabéns pelo texto!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu me chamo Joyce e sou formanda em Moda na UDESC. Minha coleção de formatura coincidentemente chama-se Bonecas Quebras. É uma denuncia social em forma de desfile. Achei bem legal seu artigo. :)
    Joyce Coelho

    ResponderExcluir